9 de jan. de 2014

Por uma vida mais leve!



“Viva a vida mais leve, Não deixe que ela escorregue, Saiba do seu valor...” (Camarada D’água – O Teatro Mágico)

Essa é uma das muitas lindas frases do O Teatro Mágico.

Sempre que a ouço, penso em como faz bem (para mim e para quem convive comigo) uma vida mais leve.


Viver a vida mais leve é entender que ela é finita.
E que não sabemos o tempo que ainda temos.
Que é importante valorizar as coisas simples da vida,
Estar com os amigos e perdoar.
É entender que por mais difícil que seja uma situação, ela vai passar.
Que complicar o que é simples e sofrer pelas pequenas coisas é uma forma de deixar a vida escapar por entre os dedos. E quem poderá restituir toda vida que se foi?

Tenho aprendido que ninguém está imune aos momentos de dificuldade, dor, solidão, tristeza.


Mas também tenho aprendido que lidar com cada um desses momentos com fé, esperança e paciência, faz a vida ter mais graça e leveza.

Antes de fazer tempestade em copo de água, tenho procurado ver a situação com os pés no chão e a gravidade necessária.


Tenho tentado não entrar em desespero por qualquer coisa como, por exemplo, quando não lembro onde coloquei as chaves ou porque alguém se atrasou para um compromisso.


Tenho tentado me livrar da angústia quando o dia não foi como eu esperava ou porque aquela viagem não aconteceu.


Tenho tentado não sofrer por antecipação e nem viver de preocupação.

Ainda tenho um longo caminho pela frente. Mas sei que é possível.


Que eu possa olhar cada dificuldade como uma oportunidade para crescer.
Cada erro, como oportunidade de aprendizado. 
Que eu possa fazer de cada momento um grande acontecimento.

Afinal, a vida pode ser sim incrivelmente bela. E leve!

Ah, e acabo de ler um livro que trata desse assunto muito bem. Super recomendo: A arte de ser leve, por Leila Ferreira.

:)

E fica também a boa música para vocês:





*Esse texto foi adaptado de um outro texto meu, publicado em Mais Viver Unimed Paulistana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário